Pontos Positivos do Windows 8 Pro

Após mais de um ano com a versão beta rodando, a Microsoft lançou finalmente a edição final do Windows 8. O SO traz muitas novidades em relação a seus antecessores.

O Windows 8 tenta ser o primeiro SO a oferecer integração entre desktop e portáteis. As mudanças chegam com várias dúvidas, quanto o impacto que fará nos usuários, que estao acostumados a usar um sistema de forma semelhante entre as versões.

De todas as mudanças que o sistema operacional, mais usado do mundo sofreu a mais de 15 anos, esta é a maior delas.

Confira abaixo os pontos positivos no novo SO Windows 8

Instalação

A Microsoft no Windows 7 já tinha deixado a instalação do sistema muito fácil. Agora no Windows 8 ficou ainda mais fácil, nada de demora na instalação, muito menos configurações complicadas.

O processo é finalizado com uma tela de personalização, na qual você define a cor do tema, o usuário da máquina, para agilizar mais o processo pode optar por configurações recomendadas.

Nova Cara

Tanto o novo Iniciar, quanto o novo tema-padrão do SO possui um belo visual. A companhia aposta na opacidade em barras de cores sólidas e bordas de janelas em degrades.

Com belíssimas fotos como padrão e permitindo um alto grau de personalização  a tela de bloqueio esbanja possibilidades. Ainda tem muitas opções de cores para personalizar ou então mudar conforme o tema escolhido.

 

Desempenho do Sistema

Se lembra do tempo em que se espera, para a iniciar o Windows XP? Chato… mas agora no Windows 8 não tem nada disso. Ele pré-recarrega recursos da placa-mãe, resultado disso é um SO que fica pronto de forma muito ágil.

O novo sistema tem melhor desempenho do que o Windows 7. Pois ele interrompe a execução dos apps enquanto você acessa o desktop ou a tela Iniciar, poupando bastante CPU e memória RAM de sua máquina.

 

Personalização da tela inicial do Sistema

Você pode deixar a nova tela Iniciar do sistema do jeito que você quiser, adicionando a ela não somente os novos aplicativos da Windows Store, mas também qualquer pasta do sistema ou software instalado.

Tudo ali é exibido em blocos, que podem ser movidos livremente,posicionados em até duas colunas quando estão em forma de quadrado e adicionados ao menu Iniciar na quantidade que você desejar.

 

Novas aplicações

O Windows Media Player, programa para executar arquivos multimídia, continua presente. Mas agora você conta com novas opções mais bonitas e talvez mais eficientes.

Aplicativos com nomes que sugerem a sua principal função, como “Música” ou “Vídeo”, permitem a criação de listas de reprodução e gerenciamento de biblioteca. Em “Fotos”, você tem uma forma distinta de ver suas fotografias, e há ainda opções como “Mapas”, “Calendário” e outras, que garantem acesso completo a uma infinidade de recursos.

O Windows Explorer foi renomeado para “Explorador de arquivos” também foi renovado. Ganhou um menu de ferramenta parecido com o do Microsoft Office, o mesmo ocorreu com o Paint. Ele está apresentando um visual compacto, mas sem esconder recursos.

O Gerenciador de Tarefas também ganhou novos recursos, além de um novo visual. Agora, você pode ver por quanto tempo cada aplicação fez uso do processador e ainda a quantidade de dados que utilizou. Outra opção é controlar os programas que devem ou não ser iniciados com o Windows.

 

Integração com a Web

O novo sistema é capaz de integrar praticamente todos os serviços da empresa. São eles Xbox LIVE, Xbox Music, Sky Drive, Outlook.com (ou Hotmail).

Além disso, a Microsoft finalmente tem um sistema eficiente de sincronização para o Internet Explorer, você faz login em sua conta de usuário com os dados do Windows Live e então pode sincronizar informações, como histórico de navegação, favoritos e configurações.

Pesquisa avançada

O Windows 8 traz um sistema de pesquisa completo capaz de realizar pesquisas locais, na web ou então em qualquer aplicativo que ofereça algo do gênero.

Você precisa definir o local da busca, caso contrário nada vai aparecer. De modo geral, a utilização do sistema de pesquisa torna-o mais prático do que o seu antecessor.

 

Internet Explorer 10

Parece que a Microsoft finalmente acertou a mão ao lançar um navegador decente para conter a ameaça gerada por seus principais concorrentes, Mozilla Firefox e Google Chrome.

O novo aplicativo, até agora exclusivo para o Windows 8, está mais leve e estável do que nunca, conta com uma bela versão integrada ao novo visual do sistema. Se você esperava uma oportunidade para testar novamente o IE, essa talvez seja a melhor chance.

Antivírus

A Microsoft incluiu o Windows Defender, seu software de combate a pragas virtuais. Ele funciona como o sistema de defesa do PC e pode ser configurado normalmente.

 

Fonte: Tecmundo

Receba um ebook Grátis, como produzir vídeos profissionais com smartphones e melhorar suas transmissões web.

*Digite seu email: