STREAMING
TUDO SOBRE STREAMING

audio-tudo-sobre-streaming tv-tudo-sobre-streaming vídeo-ao-vivo-tudo-sobre-streaming ondemand-tudo-sobre-streaming

O QUE É STREAMING

Para ver nossos planos de Streaming de audio ou Streaming de video ou Streaming para tv clique sobre o nome ou veja no menu final da página.

Streaming ou Broadcast éo nome da transmissão de audio e/ou vídeo pela internet, tecnologia esta que permite a transmissão de audio e vedeo sem que seja necessário fazer o download de todo o conteúdo a ser transmitido, antes de ouvir ou assistir, como era feito antigamente, a transmissão do conteudo é feita de modo contínuo, ou seja, enquanto a pessoa está ouvindo/assistindo.


Multibitrate x Transcoder Multibitrate

O Streaming usa o sistema de Buffer, para que seja possível transmitir e assistir ao mesmo tempo, ou seja ele armazena o conteúdo a ser transmitido por alguns segundos, e faz sua reprodução para quem está ouvindo/assistindo, conseguindo assim equilibrar o download do conteúdo e a exibição dele, por exemplo, ao fazer a transmissão de áudio, ela sofre um DELAY, ou um atraso para quem está ouvindo ou assistindo na WEB, isto acontece devido basicamente ao Buffer, para que todo conteúdo seja exibido sem cortes, sele de Streaming de áudio ou Streaming de vídeo.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba em primeira mão as novidades sobre streaming, planos tutoriais e compartilhe com seus amigos.

O USO DO STREAMING ATUALMENTE

A transmissão de áudio ou vídeo é usada no mundo principalmente por Rádios e Tvs, para divulgarem em tempo real, seus conteudos pela internet, Web Rádios e Webs Tvs, também estão crescendo de maneira impressionante, uma vez que qualquer pessoa pode ter uma Web Rádio ou Web Tv usando o Streaming, e transmitir qualquer conteúdo para todo o mundo por um valor irrisorio, se comparado aos valores de divulgação em outros veicúlos de comunicação.

mobile-tudo-sobre-streaming

No mercado em 2011/2012, existem diversas formas e diversos tipos de transmissão de áudio e vídeo, por exemplo o site YOUTUBE, é o grande impulsionador do serviço de Streaming no mundo, o youtube utiliza o tipo de Streaming Ondemand, ou seja, o Streaming de Vídeos armazenados em disco, que funciona da mesma maneira que o Streaming ao Vivo, mas com vídeos armazenados nos servidores, que podem ser reproduzidos 24 horas por dia, sem restrição, lembrando que o Youtube já faz transmissões de determinados eventos ao vivo

Grandes eventos promocionais ou patrocinados. Temos várias possibilidades de usar os Sistemas de Transmissão de Streaming, seja ao vivo, ou Ondemand, para fazer o Streaming ao vivo, precisamos basicamente de uma Fonte de Áudio ou Vídeo, que pode ser, um computador com microfone e uma WebCam ou qualquer outro dispositivo que reproduza áudio e/ou áudio e vídeo, precisamos de um codificador ou encoding com o codec adequado a transmissão, para fazer a transmissão do Streaming, precisaremos de um Servidor Streaming para codificar e distribuir o conteúdo, e de um endereço na internet, podendo ser site, blog, subdomínio ou qualquer link em que possa ser instalado player que irá exibir esta transmissão.

FONTE DE ÁUDIO OU VÍDEO PARA STREAMING

Pode ser qualquer dispositivo que reproduza o conteúdo que desejamos transmitir e possa ser utilizado no software (encoder) que irá fazer a transmissão em casos de streaming de áudio e vídeo ao vivo, este programa tem que ser instalado em algum computador ou mac ligado a internet, que irá fazer a transmissão do conteúdo, na imensa maioria dos casos, o próprio computador ou mac é usado para capturar o áudio ou vídeo vindo de alguma câmera, e instalar o software para fazer o Streaming. Hoje em dia podemos utilizar além de computadores e macs, equipamentos próprios para fazer o Broadcast, como é o caso do Tricaster, ou até mesmo através de um Iphone, utilizando um aplicativo parópio para realizar o streaming para eventos, esta opção é muito utilizada, utilizada também para rádios usarem em seus flashes ao vivo, abolindo assim a baixa qualidade do telefone para esta finalidade.

Hoje existem diversos CODECS e Sistemas que fazem as transmissões de áudio e vídeo pela internet, alguns com mais atrasos (Delay), e outros com menos compactações de áudio e vídeo. Primeiro é bom verificar o tipo de transmissão que irá ser feita, para saber qual codec e qual sistema é adequado a ser usar para fazer o Streaming. Os mais usados hoje são:

CODECS DE ÁUDIO PARA STREAMING

Hoje existem diversos CODECS e sistemas que fazem as transmissões de áudio e vídeo pela internet, alguns com mais atrasos (DELAY), e outros com menos compactações de áudio e vídeo. Primeiro é bom verificar o tipo de transmissão que irá ser feita, para saber qual codec e qual sistema é adequado para fazer o streaming. Os mais usados hoje são:

FONTE DE ÁUDIO OU VÍDEO PARA STREAMING

Este já foi o sistema de compactação de áudio mais usado no mundo, porque é acessível, qualquer pessoa com um investimento muito baixo consegue transmitir áudio, usando esta tecnologia, a desvantagem de se transmitir o áudio diretamente no formato MP3, é a relação de compactação, se comparado a outros codecs atualmente usados para Streaming, fazendo com que áudio em altas qualidades, exijam que o ouvinte tenha um alto link de internet ( leia abaixo para entender).

MP3 ou MPEG 1 Layer-3 (Mini Player,camada 3). É um nome padrão de arquivos digitais de audio estabelecido pelo MPEG (Moving Picture Experts Group) . As 3 camadas são o esquema de compactação de áudio do MPEG-1, cada uma com finalidades e capacidades diferentes. Enquanto a layer 1, que dá menor compressão, se é utilizada profissionalmente como Streaming para rádios, estúdios etc, onde a perda de qualidade tem que ser mínima, a layer 3 se destina ao áudio que será transmitido para o Ouvinte, este áudio não sofrerá novos processamentos, a compressão pode ser maior, aproveitando os recursos psicoacústicos do som, reproduzindo apenas a qualidade desejada para o ouvido humano.

O Streaming usando codec MP3 é usado, em sua maioria pelos sistemas SHOUTCAST e ICECAST , disponíveis na maiorias das empresas que trabalham com Streaming, outra desvantagem de se usar este tipo de transmissão é o ALTO delay, servidores com processamento baixo, sobrecarregados, ou ate mesmo conexões de usuários lentas, podem fazer com que o DELAY do Streaming chegue a mais de 95 minutos em situações normais de transmissão, valores totalmente fora da realidade quando se trata de transmissão ao vivo.


Multibitrate x Transcoder Multibitrate

As taxas de compactação do áudio MP3 podem chegar até a 12 vezes o tamanho do arquivo original Wav, dependendo da qualidade desejada. Para isto o MP3 utilizam, além das técnicas de compressão, os estudos da psicoacústica que permitem aproveitar as limitações e imperfeições da audição humana.

Os programas mais usados para transmitir audio pela Internet com estes sistemas são o SIMPLECAST, o Winamp com Plugin DSP e Orban Opticodec.

A Transmissão de Vídeo usando o Shoutast também pode ser feita, usando plugin NSV, mas existe um problema, o usuário final é obrigado a instalar um plugin para poder assistir o Vídeo transmitido, isto praticamente inviabiliza o uso de Transmissão de Vídeo Usando ShoutCast, por isto é muito raro alguém usá-la.

WINDOWS MEDIA AUDIO (WMA)

É um Codec de compactação de áudio desenvolvido pela Microsoft e faz parte dos serviços disponíveis no Windows Media . WMA é formado por 4 codecs distintos. O Codec WMA original, conhecido simplesmente como WMA, foi concebido como um concorrente para mp3 e Real Áudio, WMA Pro, um codec mais avançado, suporta multi-canais e de alta qualidade de áudio, ideal para o uso em streaming. WMA Lossless, compacta o áudio sem perda de qualidade e por fim o WMA Voice, usada para conteúdo em voz, a compactação do áudio utiliza uma baixas taxas de Bits.

REAL ÁUDIO

É um formato de áudio desenvolvido pela RealNetworks que usa uma variedade de codecs de áudio , que vão desde a baixa taxa de bits de transmissão usados em modens dial-up, e formatos de alta-qualidade de áudio para músicas. Também pode ser usado como Streaming . Há alguns anos, muitas estações de rádio, usavam este sistema para transmitir seu conteúdo através da internet em tempo real. Recentemente, este formato de áudio tem se tornado pouco usado, dando lugar a outros formatos de áudio, pouco usado também por ser necessário instalação de plugins pelos usuários finais, ou no caso, se já tiverem o real media instalado, não é necessário a instalação de novos plugins.

AAC, AACPLUS I, II E HE-ACC

Advanced Audio Coding foi desenvolvido para ser o sucessor do MP3, alguns testes mostraram que AAC tem mais qualidade de áudio e limpeza do som do que o MP3, a comparação foi feita usando áudio com a mesma taxa de bits. Esta tecnologia de transmissão possui ainda mais compactação de áudio se comparado ao MP3, tanto que vem sendo muito usada em dispositivos móveis, principalmente em dispositivos Apple, que somente é compatível com este formato de áudio, é uma tecnologia relativamente nova, mas ainda com dificuldades no seu uso, principalmente no que se refere a sua Execução, a Grande maioria dos usuários ainda não sabem como transmitir e ouvir a transmissão de áudio usando AAC, sem que para isto o ouvinte tenha que instalar algum plugin.

AAC também é considerado o HD do Streaming de áudio, devido ao seu alto grau de compactação, e por isto, pode ser transmitido em alta qualidade sem o uso de grandes links de internet.

VP6

On2 VP6 TrueMotion é uma formato de comprenssão de vídeo loss . É uma no versão do TrueMotion codec de vídeo, e parte de vários codecs de vídeo desenvolvido pela On2 Technologies . Este codec é comumente usado por Adobe Flash e JavaFX arquivos de mídia. Recentemente o Google comprou a On2, e tem desenvolvido o VP7 e VP8, e outros formatos de vídeo, que promentem muita novidade pela frente.


H.264

H.264 é um padrão para compressão de vídeo, baseado no MPEG-4 (Advanced Video Coding) mais utilizada hoje em dia para o serviço de streaming para tvs. O padrão foi desenvolvido pela ITU-T Vídeo em conjunto com a ISO/IEC MPEG. A versão final, foi lançada em Maio de 2003. A ideia do projeto H.264/AVC era de criar um padrão de compressão de vídeo capaz de fornecer boa qualidade de vídeo e uma taxa de bitrate baixa em relação aos padrões já existentes e ainda fazer um padrão que fosse compatível a todas as necessidades de vídeo do mercado, seja pcs, macs, ou dispositivos móveis, em baixa ou alta qualidade.

video-tudo-sobre-streaming

ENCODERS PARA STREAMING

Windows Media – O Streaming usando windows media, claro parece ser a melhor solução para transmissão de áudio ou vídeo pela internet, porque a lógica é que 90% do mundo usa windows, então todos já tem instalados em suas máquinas, tudo que é necessário para ouvir ou assistir o conteúdo transmitido. A Desvantagem desta tecnologia também está no Delay do sistema apenas, que igual ao shoutcast, pode chegar a mais de 2 minutos em situações normais, mas esta taxa pode ser diminuída e muito, se seu servidor de Streaming fizer as devidas configurações.

O programa usado para transmitir windows media, é o windows media encoder usando o servidor com windows media server, muito fácil de configurar e de fazer a transmissão, uma outra desvantagem é que o programa é um tanto quanto pesado, se comparado a outros programas de transmissão, e neste caso, é recomendado o uso de um computador Dedicado, ou seja, somente para fazer a transmissão e que ninguém mais use-o para qualquer outra finalidade, e por último seja para fazer Streaming para eventos ou qualquer outra modalidade, este sistema não é compatível com a maioria dos dispositivos móveis do mercado, assim não pode fazer Streaming de vídeo para celular.

Flash/RTMP – Este em conjunto com codec aac de áudio e codec h.264 de vídeo, é disparado o melhor sistema para Streaming de vídeo, oferece uma grande compactação de vídeo, uma alta qualidade, o programa de transmissão é simples e de fácil uso, ele ainda não e amplamente usado devido aos altos custos de licenças como FLASH MEDIA SERVER, que faz com que a maioria dos Serviços de Streaming Oferecidos no Mercado são de Empresas que na realidade não existem, que compram apenas pacotes de revenda de empresas maiores, e pulverizam preços baixos de qualidade ruim do serviço, nestes casos, com certeza 90% delas ainda não tem disponível esta tecnologia.

Flash ou RTMP, usa-se o Flash Media Encoder, disponível gratuitamente no site da Adobe para download.

Quick Time – Puco usado, também porque é necessário instalação de plugins pelos usuários finais que usam sistemas operacionais que não sejam Apple.

PORQUE UTILIZAR SERVIDORES STREAMING?

Bom, vamos ver porque devemos utilizar servidor Streaming.

1º – Dependendo do tipo de Streaming que se irá usar, o alto custo das licenças, e este tipo de sistema não tem como você crackear, burlar ,como o pessoal costuma fazer com programas convencionais, porque o sistema é online se só faz as transmissões depois de verificar autenticidade do sistema que esta fazendo a transmissão.

2º – Principalmente, pelo link de internet, vamos imaginar que você usa uma conexão de 1MBPS, e faz a transmissão direto do seu computador, a 64KBPS, que hoje é a qualidade de áudio mais usada na internet, primeiro você deveria ter um IP FIXO, se não usar algum dos sistemas como no-ip para ter um endereço fixo, neste endereço seria o link de distribuição, se você fizer a conta 1024 / 64 = 16 , ou seja você conseguirá transmitir para no máximo 16 ouvintes simultâneos, usando todo o seu link, e sem um, sistema de buffer adequado, o que provavelmente vai fazer sua transmissão repleta de cortes. Os servidores Streaming em sua maioria tem links de 100MBPS a 10GBPS, e ainda podem usar o sistema de Relay/Load Balancer , ou seja interligar vários servidores para que suportem infinitas conexões, estes links de internet utilizados pelos servidores são Dedicados, ou seja, não são como os links de internet que você usa em casa, são dedicados somente para eles, sem compartilhar com outros usuários, chamados de Full Duplex, em Fibra Ótica e a mesma velocidade de Download e Upload.

3º – Facilidade do uso, você apenas precisa instalar um programa simples para transmitir o áudio para algum servidor de Streaming, usando qualquer conexão de internet, e este faz toda a distribuição, sistema de buffer etc, ele é todo configurado para esta finalidade. Transmitindo seu Streaming Os Programas mais usados para fazer a transmissão ao vivo em AAC são Simplecast 3, e Flash Media Encoder usando plugin MAINCONCEPT AAC, WireCast e Orban Opticodec-PC.

Transmitindo seu Streaming os programas mais usados para fazer a transmissão ao vivo em AAC são Simplecast3 e Flash Media Encoder usando pluguin MAINCONCEPT ACC, WireCast e Orban Opticodec-PC

servidores-tudo-sobre-streaming

Publicando seu conteúdo transmitido pelo Streaming O Conteúdo é publicado por qualquer endereço na internet, site, blog, subdomínio, diretório, bastando que o player seja adequadamente configurado para receber o tipo de Streaming que está sendo transmitido, em sua maioria usa-se players ASX, M3U, FLASH, RAM, QTL, aqui você vai encontrar diversos tutoriais ensinando a montar e configurar cada tipo de player.

Armazenamento de Streaming Comumente usado para fazer transmissões ao vivo, e descartar o que foi transmitido, atualmente está sendo muito usado pelo próprio Servidor Streaming, ou pelo programa na máquina do cliente que está fazendo a transmissão, salvar o arquivo transmitido, seja de áudio, ou de áudio e vídeo, dessa maneira pode-se depois produzir podcasts ou deixar armazenado em formato ondtemand, para que possam se reproduzidos posteriormente 24 horas por dia, ou até mesmo para empresas de segurança remota.

streaming-de-video-tudo-sobre-streaming

PLANOS DE STREAMING DE VÍDEO AO VIVO

Confira os planos de Streaming de vídeo ao vivo

QUERO AGORA

streaming-ondemand-tudo-sobre-streaming

PLANOS DE STREAMING DE VÍDEO ON DEMAND

Confira os planos de Streaming de vídeo gravados (On Demand)

QUERO AGORA

streaming-webtv-tudo-sobre-streaming

PLANOS DE STREAMING PARA WEBTV

Confira os planos de Streaming para WebTV Playlist + Ao Vivo

QUERO AGORA

streaming-para-radio-tudo-sobre-streaming

PLANOS DE STREAMING PARA RÁDIOS

Confira os planos de Streaming de áudio ao vivo

QUERO AGORA

streaming-para-autodj-tudo-sobre-streaming

PLANOS DE STREAMING DE ÁUDIO + AUTODJ

Confira os planos de Streaming de áudio, com Playlist AutoDJ

QUERO AGORA

streaming-para-ead-nochalks-tudo-sobre-streaming

PLANOS DA PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

Confira os planos da NoChalks, a plataforma de ensino a distância mais segura do mundo

QUERO AGORA