Olá tudo bem? Sou o Josimar Machado da JMV Technology e hoje eu vim falar sobre transmissão ao vivo de eventos esportivos, refiro a todos os de esportes como futebol, basquete, Handebol, tênis, sinuca ou seja qualquer tipo de esporte.

A primeira coisa para você transmitir qualquer jogo que seja é ter “por favor” a autorização dos organizadores do evento, aqui eu não estou falando de pirataria e nem de serviço grátis. É sobre realizar uma transmissão profissional seja na sua cidade, para sua escola para o seu evento esportivo privado, enfim qualquer tipo de evento esportivo.

Então o que se tem de se preocupar obviamente primeiro é o equipamento tem que ter compatibilidade com a plataforma que você vai usar, para evento esportivo não adianta equipamento com baixo FPS, precisa ter no mínimo 60 fps ou seja sua câmera precisa ter esta capacidade de captação e também sua mesa de corte e computador que for transmitir, nada de celular e dslr para este processo, pois normalmente as dslr são feitos para filmagens limitadas a menos de 20/30 minutos e esquentam muito o obturador e o abuso do uso forçado pode danificar permanentemente a sua câmera. 

O motivo de ser a 60 FPS ou seja 60 quadros por segundo é que evento esportivo envolve movimento, tudo que tem mais movimento demanda de mais frame por segundo para ter uma animação mais natural, mais fiel ao movimento que está acontecendo de verdade lá no no local, na quadra, campo enfim, onde quer que seja. 

Cada evento pode exigir algo diferente, por exemplo temos clientes que transmitem eventos grandes, com várias filmadoras, drones, alguns eventos que exigem uma estrutura grande até mesmo para transmissão. Mas o equipamento é de acordo com a necessidade do evento. Alguns ficam limitados a orçamentos mas para se ter qualidade profissional precisa do investimento adequado para o projeto. 

Nada a transmissão do evento com celular, estou falando de algo um pouco mais profissional para você poder ir lá na ponta e monetizar, vem desde que objetivo principal não é de graça o objetivo de investir em equipamentos, contratar plataforma decente é vender anuncio, pois tem custo e somente vale a pena se tiver retorno. Se está sendo contratado por uma empresa para fazer a transmissão, a empresa tem um objetivo atrás que provavelmente é rentabilizar. 

Então, tem dúvida sobre equipamentos para transmissão ao vivo. Oferecemos um com uma série de dicas que podem te ajudar a clarear as ideias para você que nunca mexeu com transmissão ao vivo, recomendo fortemente este curso que abrange quase tudo sobre equipamentos, internet, plataforma para transmissão ao vivo e é gratuito.Acesse através do link:

Sobre plataformas para transmitir, muitos perguntam qual a melhor plataforma? Vamos lá, o Twitter não é uma boa para transmissões ao vivo de esportes devido as limitações de qualidade do vídeo, limitam os FPS 15/29 e resolução menor que 960px sendo praticamente a qualidade de 480p.

O Facebook, limita a qualidade HD ou seja 720p, ou seja a qualidade do vídeo já o Youtube aceita boas qualidades mas a que recomendo é seu site, traga o público das redes sociais para assistir a transmissão em seu site. Transforme o mesmo em seu próprio canal. Mas como fazer isso? Existem algumas formas já praticada por nossos clientes, uma delas é utilizando a ferramenta Live Social que basicamente funciona assim, você envia um sinal para nosso servidor e o mesmo retransmite para todas as suas redes sociais simultaneamente, sendo para para quantas redes sociais desejar. Assim poderá entrar ao vivo em todas as suas redes sociais, de seus colaboradores e amigos. 

Ao entrar ao vivo em todas as redes sociais, crie atrativos convidando o para sair da rede social e irem para o seu site, pode ser para participar de enquete, sorteio, no qual o sorteio é realizado no próprio player do site(outra ferramenta da nossa plataforma, que permite criar sorteio e enquetes no próprio player) ou seja a pessoal saiu da rede social entrou em seu site para participar do sorteio que no player, ela vai continuar assistindo no player do seu site para ver o resultado e assim estará mantendo em seu site, crie galerias de vídeos no site para que ela navegue em mais conteúdos. Consequentemente estará aumentando a permanência do espectador em seu site e fidelizando.

Desta forma estará direcionando a audiência da transmissão para um player em seu site, enfim esta é uma estratégia. Trazer a audiencia para seu site, com os atrativos para o público querer clicar e começar a assistir à transmissão. Porque assim você controla as estatísticas de todos os públicos em um único local e pode pegar as estatísticas e gerar dinheiro com anúncios. No player você pode exigir que o espectador faça um cadastro para participar do um sorteio ou para uma enquete, exemplo qual o melhor jogador da partida, da corrida, melhor piloto entre outros.

Pode fazer campanhas e demonstrar resultados sólidos para os anunciantes dos quais eles vão ficar satisfeitos porque diferente de transmissões lineares que o levantamento de estatística é feito por amostragem e Ibope, na internet não. Na web a gente consegue mostrar tudo, quantos acessos foram, quais dispositivos, até quais navegadores foram usados além de datas.

São uma série de outras alternativas e modos para poder transmitir seu evento esportivo online em seu site, e se tiver alguma dúvida entre em contato com nosso time que poderá lhe auxiliar, somos uma da maiores da américa latina neste segmento com atendimento de segunda a sábado das 08 horas até as 00 horas, nos domingos e feriados das 14 às 22 horas.

Fale com um de nossos especialistas via chat, ticket, WhatsApp ou pelo telefone: (11) 4210-2735.

Obrigado pela atenção e um grande abraço!