STREAMING
TUDO SOBRE STREAMING

Tudo sobre streaming de áudio
Tudo sobre streaming para TV
Tudo sobre streaming de vídeo
Tudo sobre streaming on demand

Banner Sites Administraveis Framesites tudo sobre streaming

O uso do streaming atualmente

A transmissão de áudio ou vídeo é usada no mundo todo principalmente por rádios e TVs para divulgar em tempo real os seus conteúdos pela internet. Web rádios e Web TVs também vem crescendo de forma significativa já que, agora, qualquer pessoa pode ter uma Web rádio ou Web TV através do uso dos serviços de streaming e transmitir seus conteúdos para qualquer lugar do mundo por um valor irrisório quando comparado aos valores de outros veículos de comunicação.

Dispositivos tudo sobre streaming
mobile tudo sobre streaming

Há diversas formas e tipos de transmissão de áudio e vídeo. Por exemplo, YouTube, NETFLIX e Spotify são impulsionadores do serviço de streaming em todo o mundo. Estas plataformas utilizam streaming On Demand, ou seja, o streaming de áudios e vídeos armazenados em disco, funcionando do mesmo modo que o streaming ao vivo, porém, com arquivos armazenados nos servidores podendo ser reproduzidos 24 horas por dia, sem restrições.

Existem diversas possibilidades de uso dos serviços de streaming ao vivo ou On Demand. Para streaming ao vivo, basicamente é preciso de uma fonte de áudio e de vídeo podendo ser um computador com microfone e uma Webcam ou qualquer outro dispositivo que reproduza áudio e/ou áudio e vídeo, um codificador e um servidor streaming para disseminar o conteúdo transmitido pela internet através do player instalado em seu site, blog ou páginas.

Microfone tudo sobre streaming 68x300

Equipamentos de áudio ou vídeo para streaming

Pode ser qualquer dispositivo que reproduza o conteúdo que deseja transmitir desde que seja compatível com o software (encoder) que realizará a transmissão. Para streaming de áudio e vídeo ao vivo, este programa deve ser instalado em um computador ou MAC conectado a internet. Também é possível utilizar equipamentos próprios para Broadcast como o Tricaster ou até mesmo, dispositivos móveis através de apps, útil para diversas aplicações.

Câmera tudo sobre streaming 300x234

Fonte de áudio para streaming

MP3 é um dos sistema de compactação de áudio mais usado no mundo por ser acessível, possibilitando que a transmissão do áudio seja realizada mesmo com baixo investimento.

O streaming com codec MP3 é usado na maioria das vezes em sistemas shoutcast e icecast disponíveis na maior parte das empresas que trabalham com streaming. Servidores com processamento baixo ou sobrecarregados e ate mesmo conexões de usuários lentas podem fazer com que o delay do streaming chegue a mais de 95 segundos, valor atípico quando se trata de transmissões ao vivo.

Encoders para streaming de áudio

Existem diversos encoders para realizar transmissões de áudio.

Os programas mais utilizados para transmitir áudio pela internet com estes sistemas são o SimpleCast, Winamp com Plugin DSP e Orban Opticodec.

CODECS DE ÁUDIO PARA STREAMING

Existem diversos codecs e sistemas que fazem as transmissões de áudio e vídeo pela internet. Alguns com maior atraso (delay) e outros com menor compactação de áudio e vídeo. É importante analisar o tipo de transmissão que será realizada para saber qual codec e qual sistema mais adequado para fazer o streaming.

Windows Media Audio (WMA)

É um codec de compactação de áudio desenvolvido pela Microsoft e faz parte dos serviços disponíveis no Windows Media. WMA é formado por 4 codecs distintos. O Codec WMA original, conhecido simplesmente como WMA, é como um concorrente para MP3 e Real Áudio. WMA Pro, um codec mais avançado, suporta multi-canais e com alta qualidade de áudio, ideal para o uso em streaming. WMA Lossless que compacta o áudio sem perda de qualidade. Por fim, WMA Voice, usado para conteúdo em voz, a compactação do áudio utiliza uma baixas taxas de Bits.

RealAudio

É um formato de áudio desenvolvido pela RealNetworks que utiliza uma variedade de codecs de áudio, desde a baixa taxa de bits de transmissão, até formatos de alta qualidade de áudio para músicas. Também pode ser usado para streaming. Há alguns anos, muitas estações de rádio usavam este sistema para transmitir seu conteúdo através da internet em tempo real. Recentemente este formato de áudio tem se tornado pouco usado dando lugar a outros formatos devido ao fato de ser necessário fazer a instalação de plugins pelos ouvintes.

AAC, HE-ACC, AACPLUS I e II

Advanced Audio Coding foi desenvolvido para ser o sucessor do MP3. Alguns testes mostraram que este formato tem mais qualidade de áudio e limpeza do som em comparação ao MP3, a avaliação foi feita usando áudios com a mesma taxa de bits. Esta tecnologia de transmissão possui ainda maior compactação de áudio que o MP3, por isso, vem sendo muito usada em dispositivos móveis, principalmente em dispositivos Apple, compatíveis apenas com este formato de áudio.
AAC é uma tecnologia relativamente nova, considerada como HD do streaming de áudio devido ao seu alto grau de compactação e, por isto, pode ser transmitido em alta qualidade sem o uso de grandes links de internet.

Formatos

VP6

On2 VP6 TrueMotion é um formato de compressão de vídeo loss . É uma no versão do TrueMotion codec de vídeo e parte de vários codecs de vídeo desenvolvido pela On2 Technologies . Este codec é comumente usado por Adobe Flash e JavaFX arquivos de mídia. Recentemente o Google comprou a On2 e tem desenvolvido o VP7, VP8 e outros formatos de vídeo que prometem muita novidade pela frente.

H.264

H.264 é um padrão para compressão de vídeo baseado no MPEG-4 (Advanced Video Coding), mais utilizado hoje em dia para o serviço de streaming para TVs. Foi desenvolvido pela ITU-T Vídeo em conjunto com a ISO/IEC MPEG. A versão final foi lançada em Maio de 2003. A ideia do projeto H.264/AVC era criar um padrão de compressão de vídeo capaz de fornecer boa qualidade com uma taxa de bitrate mais baixa em relação aos padrões já existentes e que fosse compatível a todas as necessidades de vídeo do mercado, seja PC, MAC ou dispositivos móveis, em baixa ou alta qualidade.

Video tudo sobre streaming 1

Multibitrate X Transcoder multibitrate

Encoder para streaming de vídeo

Windows Media – O Streaming usando o Windows Media é uma ótima opção para transmissão de áudio ou vídeo pela internet já que a maior parte dos usuários utilizam Windows. Por isso, tudo que é necessário para ouvir ou assistir o conteúdo transmitido já está instalado. A desvantagem desta tecnologia é o delay do sistema que pode ser elevado de acordo com as configurações.

O programa para transmissão no Windows Media é o Windows Media Encoder, muito fácil de configurar e de fazer a transmissão. Em contrapartida, ele é relativamente pesado se comparado a outros programas de transmissão. Neste caso, é recomendado o uso de um computador dedicado, ou seja, utilizado somente para fazer a transmissão sem que seja utilizado para qualquer outra finalidade. Por último, seja para fazer streaming para eventos ou qualquer outro tipo de streaming, este sistema não é compatível com todos dispositivos móveis do mercado, assim não é possível fazer streaming de vídeo para celulares.

wirecast tudo sobre streaming 1
aflme tudo sobre streaming 1
vmix tudo sobre streaming 1
vid blaster tudo sobre streaming 1

Flash/RTMP – Em conjunto com codec AAC de áudio e codec h.264 de vídeo, é um dos melhores sistemas para streaming de vídeo. O programa de transmissão é simples e de fácil uso. Oferece grande compactação de vídeo e alta qualidade. Ainda não é amplamente utilizado devido aos altos custos de licenças.

Flash ou RTMP, usa-se o Flash Media Encoder, disponível gratuitamente no site da Adobe para download.

Quick Time – Puco utilizado devido ao fato de ser necessário fazer a instalação de plugins pelos ouvintes ou espectadores que usam outros sistemas operacionais que não sejam Apple.

Por que utilizar servidores streaming?

Existem alguns motivos para se utilizar servidores streaming, veja:

1º – Servidores possuem maior capacidade de distribuição de mídias uma vez que um servidor possui maior velocidade de conexão de internet e alta capacidade de processamento para atender um grande número de usuários simultâneos além de tratar de questões importantes de segurança se for necessário manter o seu streaming privado evitando acessos indevidos ou uso inadequado da sua conexão live.

2º – Servidores de streaming também possuem tecnologias de distribuição mais eficientes e permitem atender usuários com diferentes velocidades de conexão. Uma transmissão local dificilmente conseguirá atender um alto número de usuários simultâneos devido à forma com que o streaming chega aos usuários. O Servidor de streaming pode usar tecnologias como o HLS que consegue compactar o streaming e escalonar o número de usuários de uma única transmissão. Além disso, o servidor de streaming consegue entregar diferentes qualidades ou resoluções de vídeo conforme a conexão do usuário, como por exemplo, um usuário com conexão lenta de internet poderá assistir ao vídeo na qualidade 360p enquanto outro usuário com uma conexão melhor conseguirá assistir sua transmissão em 1080p e você só precisa estar transmitindo em 1080p que o servidor fará o ajuste de acordo com os usuários. Esse tipo de tratamento requer grande capacidade de processamento que um computador convencional dificilmente conseguiria ao mesmo tempo em que envia o streaming para muitos usuários.

3º – Contratando um servidor de streaming fica muito mais fácil realizar suas transmissões. Você poderá baixar e instalar facilmente um enconder, selecionar uma mídia e configurar a conexão com o servidor streaming. Assim, você pode transmitir para milhares de usuários simultâneos, sem dificuldade e em poucos passos. Desta forma, é possível utilizar um computador convencional com uma conexão de internet estável para fazer uma transmissão de qualidade e com baixo investimento.

servidores tudo sobre streaming

O armazenamento de streaming atualmente está sendo muito usado pelo próprio servidor streaming para salvar o arquivo transmitido em qualquer formato, seja áudio ou áudio e vídeo. Dessa maneira é possível produzir podcasts ou deixar armazenado em formato On Demand para que possam ser reproduzidos posteriormente 24 horas por dia ou até mesmo para empresas de segurança remota.

Planos Streaming de Vídeo Tudo sobre streaming 3

PLANOS DE STREAMING DE VÍDEO AO VIVO

Confira os planos de streaming de vídeo ao vivo.

streaming ondemand tudo sobre streaming

PLANOS DE STREAMING DE VÍDEO ON DEMAND

Confira os planos de streaming de vídeo gravados (On Demand).

streaming webtv tudo sobre streaming

PLANOS DE STREAMING PARA WEB TV

Confira os planos de streaming para Web TV Playlist + ao vivo.

streaming para radio tudo sobre streaming 1

PLANOS DE STREAMING PARA RÁDIOS

Confira os planos de streaming de áudio ao vivo.

streaming para autodj tudo sobre streaming 1

PLANOS DE STREAMING DE ÁUDIO + AUTO DJ

Confira os planos de streaming de áudio com playlist e Auto DJ.

streaming para ead nochalks tudo sobre streaming

PLANOS DA PLATAFORMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

Conheça o NoChalks, a plataforma de ensino a distância mais segura do mercado.