Olá! Sou Josimar Machado CEO da JMV Technology e hoje vamos falar sobre as tendências para as emissoras de rádio agora no ano de 2020.
Links dos serviços mencionados:
Streaming de áudio – Streaming para sua rádios
Streaming de vídeo – Streaming de vídeo
Live social – A ferramenta para retransmitir nas redes sociais simultaneamente
Streaming para WebTV
Aplicativos para sua rádio ou TV
No ano passado uma tendência muito forte mostrada na NAB 2019 Las Vegas foi o podcast então você pôde ver hoje grandes players do mercado atuando firmemente com podcast, incentivados por vários motivos que o podcast pode gerar audiência a médio e longo prazo.
Mas não é o objetivo de entrar nessa questão do podcast agora, se você quiser aqui no canal e no site mesmo temos outros vídeos falando sobre isso
Então as tendências que a gente vê na NAB para 2020, algumas coisas que serão apresentadas e principalmente tendência de faturamento com o seu conteúdo web.
As rádios hoje tem uma dificuldade enorme de departamento comercial a faturar, de como que isso vai funcionar. Então a última tendência hoje é a começar e profissionalizar para o processo de profissionalização da transmissão ao vivo.
É infelizmente muitas rádios fazem o processo errado de transmitir ao vivo por transmitir, sem estratégia. Quando se tem uma campanha para trabalhar, tem uma estratégia, tem ali uma planilha com um objetivo. A transmissão ao vivo para emissora de web rádio e web tv tem que ser a mesma coisa.
Precisa começar a ser tratada como um departamento separado, inicialmente pode ir sem ter equipe dedicada e alterna entre uma coisa para otimizar custos, mas a questão comercial dela tem que começar a ser trabalhado de forma separada.
São público alvo diferente, a menstruação é diferente do rádio linear.
O rádio tem aquela mensuração comum do ibope, kantar ibope é mais instituto de pesquisa, já a parte web você consegue mensurar todos os clientes, todos os views, tudo, absolutamente tudo de todos os anúncios exibidos na tela.
Então gera um valor interessante para os seus usuários final.
Mas como assim que tem haver com profissionalização?
Tem a ver por que começa pela experiência do usuário, então se o usuário está lá ele já acessa seu site a mesma coisa que faz dar um play para ver uma transmissão por que a tendência é “toda emissora de rádio se transformar em uma emissora de tv web” você pode pegar o exemplo da Jovem Pan Flix, pode pegar o exemplo da 98live de BH que é uma das referências nacionais e já fazem o trabalho cada vez melhor a bastante tempo. Pode pegar a 94live de Divinópolis, pode pegar várias emissoras do país inteiro que já tem esse trabalho ou ainda em processo, alguns mais avançado e outros nem tanto.
Mas transformando o conteúdo online da emissora de rádio também em um canal de tv web e principal objetivo é monetizar.
Pra quê levar seu dinheiro e audiencia para o youtube, facebook e instagram? Não, nosso objetivo é trazer a audiência para o seu site e gerar renda com ele e não dá o de mais precioso que os radiodifusores têm para as mídias sociais, que é o “conteúdo”.
Então se o usuário entra no seu site, ele entra lá dá o play no vídeo e o negócio demora, ele tá carregando e nada. O pior que acontece muito, está offline. É uma experiência terrível para o usuário, a probabilidade dele não voltar é enorme. Você precisa preocupar com a performance do play da transmissão, sabe quando vai contratar a plataforma e escolhe a mais barata, então isso pode trazer consequências. Antes de contratar o serviço da plataforma olha a empresa por trás do serviço, olha a entrega, olha se tem CDN, se a performance da transmissão é ótima, se player tem algum recurso que agrega a sua rádio como sorteio, enquete, ads(anúncio personalizável) com os atrativos do player você poderá trazer seu usuário da rede social para seu site, pois esta é a melhor estratégia “trazer os usuários das redes sociais para o seu site”, por exemplo o live social é uma ferramenta que permite o locutor entrar ao vivo no facebook, youtube e instagram ao mesmo tempo e chamar o pessoal para participar do sorteio em seu site. Assim você estará trazendo a audiência para o seu canal, para o seu site e mensurar da sua forma com ADS no player, terá as estatísticas. Captar E-mail e WhatsApp no próprio player para criar campanhas.
Então teste se a performance da sua plataforma está funcionando bem, se a automação está de acordo pois seus locutores. Treine bem sua equipe para este tipo de mídia.
Tenha uma plataforma própria de ADS, com seus anúncios, seu conteúdo sendo o seu canal do Youtube, longe de fake news, longe anúncios indesejados ao lado do seus videos e o melhor com seu preço que vale a sua marca e não centavos que o Youtube anda pagando e nem o Facebok que não paga nada. Emissoras não tem que trabalhar como se fosse youtuber, colocando conteúdo que custou caro para produzir, deu milhões de visualizações mas se não trouxe R$ 1 real. Essa audiência não faz a menor diferença.
Se você quiser saber mais de ferramentas e estratégias, essas tendências e tudo isso que eu falei. Se fez algum sentido para você! Liga para nossa empresa no número: (11) 4210-2735 que nós somos uma das empresas mais antenadas no mundo em relação a essa questão de automação e a preocupação em trazer o usuário da rede social para o seu site, trazer o dinheiro que você leva para as sociais para o seu bolso.
Então é a tendências do rádio para 2020, profissionalizar a transmissão da sua emissora de rádio na web. Seja áudio ou vídeo, para que ela tenha estabilidade gere valor confiança do seu mercado, seja local ou nacional. Assim você possa começar a rentabilizar e profissionalizar com seu departamento comercial. Então muito obrigado pela atenção e qualquer dúvida estamos à disposição.
Grande abraço!