Fazer uma transmissão ao vivo é algo super normal hoje em dia, e com ela você atinge os mais variados tipos de público. Mas muitas vezes a falta de atenção na hora de configurar sua transmissão ao vivo, pode acabar prejudicando alguns usuários, como por exemplo os usuários mobile.

Neste vídeo ensinamos a como otimizar suas transmissões ao vivo para celular usando o encoder Adobe Flash Media Live Encoder.

Caso você queira, temos abaixo a transcrição deste tutorial:

Olá, eu sou a Patrícia Lacerda, e faço parte da equipe da JMV Technology. Vamos aprender hoje, como otimizar suas transmissões ao vivo para celular . Vou mostrar as configurações que se deve colocar no Encoder para que sua transmissão ao vivo seja visualizada em qualquer dispositivo móvel. As transmissões poderão ser visualizadas nos sistemas operacionais Android e IOS.

Pessoal, eu também vou deixar a ressalva, que hoje em dia já está sendo utilizada a ferramenta chamada Transcoder, que faz automaticamente a conversão do vídeo de acordo com a velocidade de conexão do dispositivo onde o vídeo está sendo reproduzido.

Mas de toda maneira vou mostrar como otimizar suas transmissões ao vivo para celular, caso não tenha esta ferramenta no serviço de streaming de vídeo que você contratou. Neste vídeo vamos usar o encoder de vídeo Adobe Flash Media Live Encoder (AFMLE) versão 3.2 para a nossa transmissão.

Os Principais pontos de configuração são:

O tipo (formato de vídeo) onde deixaremos H.264.

O Framerate, que há algum tempo atrás nós usávamos 15, mas hoje com o avanço da tecnologia, usamos 30.

Nas configurações do formato de vídeo, em profile nós podemos escolher “Man” ou “Baseline”. A opção “Man” significa uma qualidade melhor e menos compacta, já a “Baseline” é uma qualidade inferior, porém mais compacta. Vamos deixar em “Baseline” no momento.

streaming de video para celulares


Em “Level” vamos deixar em 3.1, e em “Key frame” deixaremos 2 segundos.

No formato do áudio deixaremos “AAC”, em canal deixaremos em “Stereo”, em Sample Rate, 44100.

Agora, vamos configurar a resolução da imagem de nossa transmissão. Tanto na entrada quanto na saída de vídeo, podemos usar uma qualidade de SD para HD. Uma opção para a qualidade SD, seria a resolução entre “640 x 360”.

Mas dependendo da sua câmera que estiver captando a imagem vão aparecer as opções de resolução aqui. Neste campo vamos escolher a 1280 x 720, mas na saída vamos escolher 640 360.

O bitrate do vídeo, será de acordo com o plano contratado, mas nós recomendamos colocar até 800 kbps no vídeo para transmissões que serão visualizadas no celular, e no áudio o mínimo de 64 kbps.

Pronto, agora a nossa transmissão está iniciada no encoder, e agora vamos visualizar esta transmissão no celular.