A mesa de som, é um equipamento super importante na hora de fazer seu streaming de áudio, com ela você controla de maneira individual os volumes de seus sons. Porém na maioria dos casos uma mesa de som física é um equipamento caro que vai demandar um investimento a mais na hora de montar sua web rádio por exemplo.

Neste vídeo mostramos como baixar e instalar a mesa de som virtual Voicemeeter que funciona inteiramente dentro de seu computador.

Temos abaixo também a transcrição do vídeo caso você prefira:

Olá, tudo bem? Meu nome é Rafael Matos e eu faço parte da equipe de suporte da JMV e neste tutorial irei explicar como instalar, e algumas configurações básicas da mesa de som virtual Voicemeeter. Para quem não conhece ele é bastante utilizado como uma mesa de som virtual.

Então primeiramente vamos ao navegador, e digitar no Google “Voicemeeter”, logo após clicamos no primeiro link, Vamos descer um pouco a página e clicar na opção “Install”. Vamos aguardar o executável ser baixado, e clicar em cima dele. Vamos confirmar clicando em sim, agora a gente já pode fechar o navegador. E é bem simples a instalação, é apenas clicar em install.

mesa de som virtual voicemeeter

O software já foi instalado, e ele nos dá uma mensagem dizendo que é necessário reiniciar o computador para concluir a instalação. Em seguida clicamos em “OK”, e vamos reiniciar o computador.
Após reiniciar o computador, vamos no menu iniciar do Windows, e procurar por “Voicemeeter”.

Ok, esta é a nossa tela de configuração do software. Em “Hardware Imput” 1 e 2, vamos selecionar os dispositivos de entrada de áudio que vamos usar. Então ao clicar aqui no 1, podemos selecionar o nosso microfone, lembrando que sempre que possível é recomendado que se use os microfones que tem escrito “MME”.

No hardware imput 2 eu não vou selecionar nada, mas você pode colocar por exemplo a sua mesa de som caso você tenha. Em “Virtual Imput” vai ser de onde virá o áudio de nosso software de automação caso for utilizar, por exemplo, o “Zara rádio”.

Em um tutorial futuro eu vou te explicar, como fazer esta integração da mesa de som virtual Voicemeeter com o Zara rádio, e com um software de transmissão, como por exemplo o Simplecast. Em Hardware out, é onde eu vou configurar a minha saída do retorno de áudio.
No “A1” eu vou selecionar o dispositivo de saída do áudio, onde nós vamos escutar e acompanhar o retorno. Aqui eu vou selecionar novamente o “MME” que é o autofalante do meu fone de ouvido.

É importante que você sempre opte por usar um fone de ouvido, pois caso você use uma caixa de som, há o risco de ocorrer microfonia. Já está configurada a nossa mesa virtual de som. Aqui nós vamos abaixar o volume do retorno, para não atrapalhar. E aqui nós conseguimos ajustar o volume de cada item que nós configuramos.

Se eu quiser ajustar o volume do nosso microfone ou da nossa mesa de som caso eu tenha colocado, ou também o volume do nosso software de automação, basta ir ajustando conforme a nossa necessidade.