A tecnologia para transmissão ao vivo em 4k está cada vez mais em alta, mas você sabe como transmitir em 4k e quais são os requisitos para transmissão em 4k?

No vídeo a seguir, explicamos todos os detalhes e mostramos tudo que é necessário para fazer essa transmissão com estabilidade.

Confira!

 

Olá!

Sou o Samuel da JMV Technology e hoje vou lhe passar os 4 requisitos básicos para quem quer transmitir na qualidade 4k.

Vamos lá!

 

1º – Conteúdo

Hoje em dia se fala muito de altíssima qualidade, os tais ultra HD que vieram pra ficar, ou melhor, estão evoluindo cada vez para qualidades superiores. Mas vamos lá!

O que é esta qualidade 4k? É a resolução de uma imagem em altíssima qualidade ou seja tem muitos Smartphones hoje que tiram fotos nesta qualidade até mesmo alguns que já gravam vídeos nesta qualidade.

Para entender melhor:

Lembra dos vídeos antigos que são de baixa qualidade hoje em dia?

Então… Devido a limitação de equipamentos e internet, eles eram gravados ou convertidos na qualidade SD que é a resolução em média de 640×420, depois veio a qualidade HD que é a resolução em média de 1280×720. Em seguida a qualidade Full HD que em média é a resolução  1920×1080. Agora já temos a ultraHD 4k, 8k e até mesmo superior, mas a maioria dos equipamentos ultraHD são 4k com resolução e média de 3840×2160.

Para transmitir um vídeo nesta qualidade, ele precisa ser produzido nesta qualidade, tanto pelas câmeras quanto na pós-produção. E se deseja transmitir ao vivo vai precisar de equipamentos potentes para suportar esta qualidade.

Este é o assunto do segundo requisito.

 

2º – Equipamento

Hoje em dia temos muitas câmeras e até mesmo celulares que gravam na qualidade 4k, mas quando se fala em transmissão, o assunto pode complicar um pouco pois estas câmeras que gravam não necessariamente fazem transmissão e o processo mais simples para realizar é utilizar um supercomputador que tenha capacidade de transmitir nesta qualidade  4k, ou seja seu computador ou notebook precisa ter um processador i5 8ª geração, superior ou compatível, placa de vídeo dedicada com 8GB de ram, 16GB de memória ram e HD SSD.

Para pegar o sinal da câmera, precisará de uma placa de captura que trabalhe na mesma qualidade 4k.

E para transmitir pode utilizar um software encoder, como por exemplo OBS Studio, vMix, xSplit, Wirecast entre outros.

 

3º – Internet

Em transmissão o que importa é o upload, ou seja o envio de do conteúdo. que na maioria das operadoras é 20% do download. O recomendável é que tenha minimo 4GB de upload, mas o melhor é 8 GB.

A conexão precisa ser necessariamente fibra. Não utilize conexões sem fio, pois infelizmente a oscilação para a banda de uso desta qualidade atualmente é muito alta e pode comprometer sua transmissão.

 

4º – Plataforma

O último detalhe também muito importante é a plataforma que vai escolher para transmitir.

Hoje temos algumas que aceita este formato como Youtube e Twitch TV.

Mas o que recomendo é que utilize uma plataforma que tenha retransmissão, por exemplo a JMV Stream, que permite que você envie em altíssima qualidade e pode redistribuir para seu site e quantas redes sociais desejar, para vários perfis e páginas no facebook, twitter e a única para Instagram.

Aí me perguntam: “Mas estas redes sociais não aceitam 4k, certo?”

Realmente, mas o servidor recodifica e envia o vídeo na qualidade adequada para o limite de cada rede social e as que aceitam 4k como YouTube, Twitch TV e seu site vão receber o conteúdo em ultra HD.

 

Clique aqui e confira os planos para transmissão em 4k.

 

Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais, deixe o seu comentário.

Até o próximo tutorial!

 

Sigas as nossas redes sociais.