Versão mobile do Ubuntu chega em fevereiro

Foi divulgado pela Canonical que é a empresa responsável pelo desenvolvimento do Ubuntu, que a primeira versão oficial do sistema móvel será lançada em fevereiro de 2013.

O primeiro Smartphone a utilizar o SO móvel da Canonical, provavelmente será o Galaxy X. Ainda não se sabe como será a movimentação entre Ubuntu e o Android no Smartphone. Mas a instalação da nova plataforma deverá ser feita no próprio dispositivo, via download.

O anuncio do lançamento do Ubuntu para celulares feito na CES 2013, nesta quinta (10), surpreendeu o público. Pois o lançamento estava marcado apenas para 2014. A Canonical no momento do anuncio disse que o “Ubuntu é lindo e bom demais para esperar mais um ano para ser lançado.”

O Ubuntu mesmo sendo estreado em um Smartphone potente como o Galaxy Nexus, poderá rodar também em dispositivos com hardwares mais simples, segundo a companhia.

Independente do aparelho, o SO será capaz de tratar naturalmente a linguagem HTML5 para aplicativos web, como é o caso do Google Maps ou Gmail, que podem ser abertos em qualquer navegador móvel.

Ubuntu e Android tem algo em comum entre eles, ambos são originados a partir do Linux. O sistema operacional do pinguim já esteve em um celular, porem não teve muito sucesso. A Motorola que se encarregou de lançar um celular com o Linux, o Motorola Ming, o motivo pelo fracasso foi pela falta de apps e jogos.

Sem duvida hoje o SO do Google é o mais popular do mundo. Será que o Ubuntu Móvel da Canonical se tornará um concorrente digno do Android???

ubuntu_phone_os

Fonte: Techtudo

Receba um ebook Grátis, como produzir vídeos profissionais com smartphones e melhorar suas transmissões web.

*Digite seu email: