Olá tudo bem?

Hoje vou apresentar uma forma de organizar as “Cenas” e “Fontes” no OBS Studio que fará você ter mais rapidez e praticidade na hora de gravar ou transmitir aulas e palestras virtuais, para o ensino remoto e EAD.

E se você ficou interessado e quer conhecer e se capacitar no uso de mais ferramentas para o ensino EAD, confira essa seleção de cursos gratuitos para lhe ajudar neste início.

Vamos lá, como informado demonstrarei a criação de algumas cenas para o ensino a distância, ao todo teremos três delas.

Que serão divididas em: Abertura/Encerramento, Apresentação de slide e Apresentação de mídia.

Assim você terá total controle da gravação ou da apresentação ao vivo da aula para seus alunos, principalmente se você estiver usando uma tela no computador ou apenas o notebook.

De início será necessário instalar o OBS Studio, caso você não tenha o programa, e caso já tenha pode pular este passo.

Vamos entrar no seu site oficial www.obsproject.com ou pesquisar no Google por OBS Stuido.

Ao entrar no site você vai escolher o seu sistema operacional e o download será iniciado.

Inicie o instalador e será necessário clicar em “Next” duas vezes, escolher a pasta onde o programa será instalado e clicar em “Install” para iniciar o processo.

Quando finalizar clique em “Finish” que o programa será iniciado.

Com o OBS aberto terá uma pequena introdução para algumas tarefas mais básicas, você pode fechar esta tela.

Primeiramente vamos configurar a resolução da tela clicando no botão “Configurações” e depois em “Vídeo”, nesta parte vamos mudar a resolução de base e de saída para o mesmo parâmetro.

Nesta parte a configuração vai mudar conforme o seu projeto e vale verificar com a equipe ou com seus alunos, qual qualidade é melhor para eles.

Para está demonstração usarei a resolução em HD 1280×720 pixels e o total de 30 quadros por segundo.

Em seguida vamos na opção de “Saída” para configurar a qualidade da transmissão ao vivo e da gravação.

Nesta tela temos o “Modo de Saída” “Simples” e “Avançado”, neste vídeo para ser mais objetivo vou demonstrar a configuração no modo simples, mas em nossos cursos você verá mais desta etapa.

No campo de “Transmissão” vamos escolher a “Taxa de bits do vídeo” que será conforme o plano ou serviço que irá fazer a transmissão ao vivo.

Em “Codificador” temos duas opções, Software (x264) que usará preferencialmente o processador de seu PC e Hardware que dividirá a carga de processamento com a placa de vídeo.

Apesar de recomendarmos o uso da opção de “Hardware” será necessário fazer testes e ver qual opção se comportará melhor para seu equipamento.

Depois vamos para o campo de “Gravação” nele terá a opção de:

Mudar a pasta onde o vídeo será salvo;

Escolher a qualidade de gravação;

Por último o formato da gravação, recomendamos usar o formato “.mp4” por ter maior compatibilidade com serviços em nuvem e com editores de vídeo.

No botão de “Transmissão” vamos escolher qual a plataforma será feita a transmissão ao vivo.

Onde podemos escolher a integração com uma das redes sociais mostradas ou escolher o “Personalizado” onde poderá inserir as credenciais de um serviço de transmissão privado.

E caso você ou sua instituição tenham interesse em conhecer uma plataforma de gestão EAD completa, o ideal é sempre optar por plataformas seguras e com experiência de mercado.

Realizado essas configurações vamos para a criação das “Cenas”.

Inicialmente o OBS já cria uma cena por padrão, vamos clicar com o botão direito e ir em renomear. Vou colocar o nome de “Abertura/Encerramento” mas você pode usar o nome que preferir.

Nesta tela daremos foco em sua câmera para a apresentação ou encerramento da aula.

Para isto vamos no campo de “Fontes” clicar no botão de adicionar e depois em “Dispositivo de captura de vídeo” dê o nome que achar melhor e clique em OK.

Escolha a sua webcam e depois confirme.

Ajuste a fonte a tela.

Agora vamos criar a nossa segunda cena. Clique no botão de adicionar no campo de “Cenas”.

Esta segunda “Cena” terá a apresentação de slides.

Primeiro abra a apresentação em seu computador e deixe ela visível.

Vamos adicionar uma nova fonte e escolher a opção de “Captura de Janela”, escolha seu nome, e depois clique em OK.

E depois será necessário escolher a janela onde a apresentação está aberta.

E agora vamos adicionar a sua câmera para que seus alunos também te visualizem enquanto apresenta.

Adicione uma nova fonte e depois vá em “Dispositivo de captura de vídeo”, como a câmera já está na cena anterior basta reutilizar a fonte já criada e ajustar a tela.

Vamos criar a última “Cena”, que será para a exibição de um vídeo ou outra mídia.

Criada a “Cena” Mídia, vamos adicionar uma fonte do tipo “Fonte de mídia”, clicar em OK e depois no botão “Explorar” vamos selecionar o vídeo de seu computador para ser exibido.

Ajuste ele a tela e adiciona a sua câmera novamente.

Essa função é muito útil para aulas ao vivo, onde seus alunos verão o conteúdo ao mesmo tempo e você pode complementar o conteúdo pausando o vídeo e fazer comentários.

Onde você ao usar o menu “Mixer de áudio” poderá controlar o seu microfone e o volume das mídias.

Além  de poder alternar entre as cenas quando quiser e usar o modo “Studio” para editar uma cena antes de passar ela para a gravação ou transmissão ao vivo.

E para finalizar basta escolher se irá gravar a apresentação no OBS ou ser irá transmitir ao vivo para a plataforma EAD.

Bom chegamos ao final deste vídeo e espero ter lhe ajudado com está ferramenta.

E aguardo vocês em um próximo tutorial e enquanto isso, curta, comente e compartilhe este conteúdo com seus amigos e em suas redes.

Obrigado e até mais!