— Olá, tudo bem?
— Meu nome é Hudson Barros e sou especialista em suporte na JMV Technology.
— Hoje apresentarei um tutorial que vai lhe ajudar a otimizar o gerenciamento das tarefas no OBS Studio.
— Com ele, você aprenderá como criar comandos de atalhos e otimizar o seu tempo durante as transmissões ao vivo e ter o máximo de agilidade possível.
— Ficou interessado em aplicar esse recurso em um projeto pessoal ou profissional mas não sabe como iniciar ou as ferramentas necessárias?
— Temos uma seleção de cursos gratuitos que irá lhe ajudar a entender mais sobre produção de conteúdo.
— Como uma boa prática sugiro que verifique se a sua versão do sistema está atualizada.
— Para isto, vamos acessar o MENU de AJUDA na barra de tarefas do OBS, localizado na parte superior da tela.
— Depois vamos clicar no campo de “Verificar se há atualizações”.
— Aqui teremos ou o retorno de que o seu programa está atualizado com a mensagem “Nenhuma atualização disponível no momento” ou aparecerá uma tela informando qual a versão disponível para ser baixada.
— Feito esta verificação, vamos para o gerenciamento de atalhos, ao clicar no botão de “Configurações” do OBS e depois vamos no menu de “Teclas de atalho”.
— Neste campo, veremos os espaços de atalhos disponíveis, para a configuração.
— Observamos que primeiro teremos os atalhos referente ao controle da transmissão, gravação, transições e entre outros. Todos que têm funções fixas no OBS.
— Logo depois temos os atalhos de elementos não fixos, como, as cenas e suas fontes e os controles de áudio.
— Então ao remover e adicionar cenas este menu irá mudar e precisará de atenção.
— Vamos definir os atalhos agora. E para isso escolhemos um comando, como o de iniciar e parar a transmissão.
— Na caixa de texto vamos clicar com o cursor do mouse para que a captura de botões seja ativada e em seguida vamos pressionar os botões que desejamos ativar como atalho.
— Que pode ser composto por um botão de letra ou a combinação de botões de função como SHIFT ou CRTL e uma letra ou um número.
— Neste primeiro atalho uso a letra “I” no comando de iniciar transmissão e “P” no de parar, mas poderia ser a combinação de dois botões como “SHIFT + I” ou “SHIFT + P”.
— Para desativar o atalho basta clicar no botão desativar, no ícone de da setinha ou da lixeira.
— Ao clicar nos botões de “mais”, é possível criar mais de um atalho para a mesma função e no “menos” nós o removemos.
— E vamos escolher quais funções podem se tornar mais produtivas ao ativar seus atalhos.
— No meu dia a dia se torna útil ativar também os atalhos para o “Modo Estúdio” e para a mudança de cena.
— Agora vemos na prática a demonstração destes atalhos.
— E se você estiver se perguntando como, em qual rede ou plataforma utilizar este e outros recursos que enriquecem suas transmissões, temos uma seleção de planos que irá lhe atender!
(FIM DO ANÚNCIO)
— Bom chegamos ao final deste tutorial e espero ter lhe ajudado com este vídeo.
— E aguardo vocês em uma próxima oportunidade e enquanto isso, curta, comente e compartilhe este conteúdo com seus amigos e em suas redes.
— Obrigado e até mais!