Precisa transmitir a sua rádio na internet e quer utilizar um software gratuito para isto?

Preparamos um tutorial ensinando como configurar o MB Recaster para fazer streaming de rádios.

Confira!

 

Olá, tudo bem? Sou Hellen Santos, especialista em suporte da JMV technology, e nesse tutorial vou mostrar para vocês como transmitir sua rádio no MB Recaster, um software gratuito de transmissão de áudio que permite transmitir nos sistemas shoutcast e icecast.

Essa é a tela inicial do MB Recaster:

tela mb recaster mb recaster tutorial mb recaster como configurar o mb recaster como transmitir no mb recaster como transmitir audio no mb recaster streaming de audio streaming de audio 1

Primeiramente vamos selecionar de onde ele fará a captura de áudio. Clicando nesse campo vamos selecionar a opção desejada.

Para fazer a configuração, vamos clicar no menu MB recaster e em seguida em configuração.

Como vocês podem ver, ele permite configurar até 4 conexoes com servidores. Vamos clicar em encoder 1 para inserir os dados. Aqui no meu painel centova é onde eu consigo esses dados. Clique links rápidos. Como eu estou utilizando o autodj, vou usar os dados do shoutcast. No MB recaster, em tipo, irei selecionar shoutcast. Em codec vou selecionar meu codec de audio.

Em servidor, vamos colar o endereço do meu servidor, colocar 2 pontos e em seguida a porta.

Nesse campo, vamos inserir senha da fonte. Logo abaixo  a senha do administrador. Esses dados você também encontra no painel centova, clicando com configurações.

Deixe a opção shoutcast V1 ativada e é só clicar em ativar.

Se os dados estiverem corretos e ele conseguir conectar, vai aparecer essa faixa em vermelho e já vai estar transmitindo. Nesse caso, assim que eu clicar em ativar ele vai pausar o autodj, vai começar a transmissão ao vivo, e quando eu desativar o autodj vai voltar a tocar automaticamente.

Caso você não esteja utilizando o autodj, o recomendado é usar o icecast, ele é um pouco diferente de configurar. Para configurar eu seleciono a opção icecast, seleciono meu codec de áudio como nós já fizemos anteriormente. Em servidor vamos colocar o endereço do servidor, dois pontos, a porta, barra e o mount point. Novamente eu insiro a senha da fonte e do administrador. Agora é só ativar. Se conseguir conectar irá aparecer essa faixa vermelha.

Em Metadata você pode inserir os dados da sua rádio. Nome, descrição, o gênero e se a rádio tiver um site você também pode inserir a URL aqui. Em “Ler dados de” eu consigo fazer com que o encoder leia um arquivo com os nomes e o artista das músicas que estão tocando no momento, se vc estiver usando o zararadio por exemplo, ele consegue gerar um arquivo com esses dados e se você inserir aqui o encoder vai ler e vai enviar para o streaming.

Se você gostou deixe seu like no vídeo, nos siga em nossas redes sociais e até um próximo tutorial!

Abraço!