Padrão HMC de memória está chegando!

hmc

O novo padrão de memórias, HMC, anunciado em 2011, pode chegar ao mercado em 2013. Desenvolvido pela Micron o novo padrão permite que sejam atingidas velocidades muito maiores do que as possíveis com hardwares que seguem o tipo DDR.

O significado da sigla HMC é Cubo Híbrido de Memória. Uma memória deste gênero consiste em vários chips de silício, um sobre o outro, conectados por vias que permitem velocidades de transmissão de dados 15 vezes maiores do que as atuais DDR3.

Um pente de memória HMC pode trocar dados com a CPU  a 320 GB por segundo, aproximadamente 13 vezes mais rápido do que a melhor DDR3 do mercado.

Além da alta diferença de velocidade, o consumo de energia do modelo HMC chega a ser 70% menor. Velocidade e economia ocorrem por conta da orientação tridimensional do novo padrão de memória.

Em um pente DDR diversos chips são alinhados lado a lado, e no HMC eles são praticamente empilhados. Isso permite que as conexões entre eles sejam mais curtas. Fios mais reduzidos permitem velocidades maiores e menor consumo de energia.

Existe outro motivo para o aumento considerável de rapidez na troca de dados. O HMC possui apenas um circuito lógico com transistores e componentes controladores para os demais chips que compõe o sistema.

Ao contrário dos chips DDR, que cada chip de um pente tem o seu próprio controlador, cada um desses precisa ser complexo e poderoso suficiente para ler grandes volumes de informação a altas taxas de consumo de energia.

Com um controlador único, a HMC tem um perfil mais simples, mais ágil e econômico de funcionamento.

O padrão HMC é desenvolvido por um consórcio que reúne as maiores empresas do setor de semicondutores do mundo. As versões comercias deste novo padrão de memória, encabeçado pela Micron, devem estar disponíveis no final deste ano e acredita-se que os primeiros mercados sejam os supercomputadores e grandes data centers.

As memórias com tecnologia HMC, devem chegar aos dispositivos domésticos em dois anos.

Fonte: Techtudo

Receba um ebook Grátis, como produzir vídeos profissionais com smartphones e melhorar suas transmissões web.

*Digite seu email: