Segundo a SECOM-Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, com base em sua pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada esta semana dia 19 de Dezembro, os brasileiros passam em média 4 horas e 59 minutos por dia usando a internet de segunda a sexta e mais 4 horas e 24 minutos por dia nos sábados e domingos.

A TV ainda é o principal meio de comunicação brasileira, mas, segundo este último levantamento a média de utilização da televisão está por volta de 4 horas e 31 minutos por dia e durante a semana e de apenas 4 horas e 14 minutos por dia nos fins de semana.

A pesquisa aponta também que a internet é o terceiro meio de comunicação mais usado no Brasil, depois do rádio e da televisão, mas com certeza a frente das revistas e jornais. "A diferença ainda é pequena, mas mostra uma tendência importante e que deve ser analisada. O tempo [de uso das redes] dá um parâmetro de como o brasileiro está migrando de forma consolidada para os meios de comunicação digitais”, avaliou Thomas Traumann, ministro da SECOM.

O número de 18.312 mil pessoas em 848 municípios brasileiros, foi ouvida para traçar o perfil do consumo de informações nas diferentes mídias, a rede é utilizada como meio de ingrcomunicação por 43% dos brasileiros. Sobre a confiança das notícias, 27% afirmam confiar "sempre ou muitas vezes" nas notícias da internet, 58%, nos jornais e 54%, na televisão.

O pico de uso é às 20h, tanto nos fins de semana quanto nos dias úteis quanto. Entre os brasileiros internautas, 76% acessam a rede todos os dias, 67% acessam a rede em busca de entretenimento, informações ou notícias.

O crescimento da internet deve-se também as diversas plataformas disponíveis atualmente, o uso do celular nos novos tempos cresce exponencialmente. Em 2014 cerca de 40% dos internautas entrevistados já utilizavam o celular para acessar a rede, já este ano o número saltou para 66%, contra 71% dos internautas que usam o computador a pesquisa apontou ainda que apenas 7% dos pesquisados optam pela utilização dos os tablets.

Fonte: Brasil Post

Receba um ebook Grátis, como produzir vídeos profissionais com smartphones e melhorar suas transmissões web.

*Digite seu email: