Escolha o processador, de acordo com a sua necessidade

A escolha do processador no momento da compra do computador é fundamental, para que a máquina possa suprir sua necessidade.

Para não cometer falhas e lhe ajudar na próxima compra, conheça mais sobre os perfis de cada tipo de processador e os usos mais adequados voltados a eles.

A boa escolha evita o mau investimento e impede a compra de uma maquina robusta para digitar trabalhos, ou comprar uma máquina modesta para rodar jogos e outros gráficos.

Apesar do processador não ter papel determinante em aparelhos mais robustos, ele ainda é um elemento crucial ao se classificar as capacidades de trabalho de qualquer máquina.

Computador para trabalhos escolares e navegar na Internet

Intel-Celeron-D

Supomos que a necessidade deste nosso primeiro usuário, seja a execução de tarefas básicas. Tais como rodar um editor de texto e de imagens mais modestos e navegar pela web.

Para a execução destas simples tarefas, há opções entre máquinas que carreguem processadores dual-core, com 2 GHz.

Se optar pela Intel, os processadores são Celeron, Core i3 e os mais raros, Pentium. No caso da AMD, fique ligado nas APUs de dois núcleos, normalmente com nomenclatura A4.

Para esta necessidade o usuário irá precisar de CPU de modelos básicos, pois eles custam bem menos e darão conta do recado.

Uso moderado de recursos multimídia

processador_002

Para quem, além de tarefas básicas como editores de texto, web, querer assistir a algum filme ou série pelo computador, é necessário o mesmo, estar equipado com um processador mais capacitado.

Para suprir esta necessidade, sem que ocorra travamentos, o usuário poderá optar pelos modelos Intel Core i5, caso prefira Intel.

A linha AMD tem uma variedade um pouco maior, são as APUs da linha A6, na maioria quad-core, assim como os concorrentes Core i5.

Geralmente o que se procura para atender e bem esta necessidade, são processadores de quatro núcleos com clocks a partir de 2.5 GHz.

Jogos, edição de vídeo e de conteúdo em 3D

amd_fx-8350_box

Agora estamos tratando de um usuário exigente, que depende da maquina mais robusta possível. Os processadores da Intel mais interessantes nesta situação são os Core i7.

Se for somente para jogar, o Core i5 2500K pode ser uma ótima opção, em questão do menor preço.

Se falando da AMD, a variedade é ainda maior, o usuário pode optar por uma APU, que significa escolher algum modelo A10. Ou investir em algum dos Processadores FX.

Alguns deles chegam a ter oito núcleos e 5 GHz, construídos a partir da arquitetura Piledriver.

Agora você já sabe a maneira mais inteligente de adquirir seu computador.

Fonte: Techtudo

Receba um ebook Grátis, como produzir vídeos profissionais com smartphones e melhorar suas transmissões web.

*Digite seu email: