Descrição rápida:

Mais e mais pessoas começam a assistir a vídeos ou ouvir musicas diretamente on-line através do Streaming, vamos entender como funciona o Streaming.

Post completo:

como funciona o streaming(1)

Quando o usuário executar o player para um streaming de vídeo, por exemplo, ele vai começar o processo de transferência de parte do vídeo, será baixada uma pequena parte e o vídeo será iniciado. Sendo que o servidor continuará a enviar todo o resto do arquivo de vídeo enquanto o usuário assiste, assim ele não tem que esperar até que o vídeo termine a transferência para que possa começar a assistir.

Então como funciona o Streaming?

O Player é capaz de interpretar o fluxo de arquivos, uma vez que está entrando e começar a executa-lo, muito antes do resto do arquivo chegar. Aqui está a definição da Wikipédia sobre Streaming:

como funciona o streaming(2)

“… Multimídia, que é continuamente recebido e normalmente exibido para o usuário final ao mesmo tempo em que está sendo entregue pelo fornecedor.”

Vamos visualizar desta maneira, imagine ler um livro uma pagina por vez, como alguém lhe entregando página após página, ao invés de esperar receber todas as paginas para ler o livro. Se fosse desta forma, claro que teria um bom número de interrupções; pensar em quantas vezes tem que esperar por uma página. Agora, considere que as páginas da Web são muito menores do que a maioria dos arquivos de mídia (áudio, vídeo, animação, etc.) e combinado com a tecnologia de streaming para fazer a reprodução de forma suave, a visualização não teria interrupções.

como funciona o streaming(3)

Vamos construir esta imagem com outro exemplo, imagine um funil sendo completado por cima a todo vapor e através de sua parte afunilada no fundo permite que o fluxo seja constante ao escorrer. Enquanto houver água suficiente de dentro do funil, o fluxo continuará a fluir para fora a uma taxa constante. O Player começa a executar o arquivo, porém continua a coletar pacotes de reserva, isto indica que, mesmo que pequenos atrasos na obtenção de pacotes, o conteúdo será visualizado de forma contínua, em vez de um pouco de cada vez. Agora que entendemos como o serviço de Streaming funciona, vamos compreender como é feita uma transmissão.

Vamos visualizar passo a passo como realizar uma transmissão de Streaming:

1. A captura do conteúdo em um formato digital:

A primeira opção a realizar é capturar a mídia. Para fazer isto, você precisará de um dispositivo de entrada. Para de áudio será necessário um dispositivo de captura como microfone, mesa de som, etc. Ou até mesmo um arquivo salvo no formato de áudio.Para vídeo é necessário um equipamento que capture o vídeo como câmeras digitais, filmadoras, webcam, mesa de vídeo, câmeras IP e etc. Ou utilizar um arquivo no formato de vídeo.

2. Estação de Codificação, ou seja, a conversão para os formatos corretos ao serviço:

A estação de codificação pode ser Notebook, PC, mesa de corte (som, ou vídeo) com suporte a streaming, Tricaster e etc., desde que o mesmo execute o software de codificação (o “encoder” como o Adobe Flash Media Live Encoder) que converte a mídia capturada em um formato de streaming, como Codec’s, Bitrate (qualidade do Streaming), etc.

3. Transmissão do serviço via internet para nossos servidores:

Após o conteúdo ser capturado e devidamente codificado, o mesmo será transmitido via internet para nossos servidores. Seja através de FTP para Streaming On Demand ou através de programas ou equipamentos no caso do Streaming Ao vivo, a internet neste ponto é muito importante, para não dizer fundamental, sendo necessário que a mesma tenha os pré-requisitos mínimos recomendados.

4. Servidores:

Estes por sua vez recebem o conteúdo transmitido ou armazenado e codifica o mesmo através de um Player Personalizado, possibilitando assim que a sua aplicação seja visualizada no formato correto, com qualidade e com a velocidade certa para seu serviço.

5. Acesso ao conteúdo através da nossa rede de entrega de conteúdo:

Através de seu Player Personalizado em seu site ou no caso do Player para Facebook em sua Fanpage, os usuários terão acesso ao conteúdo transmitido, seja através de Notebook, PC ou através de dispositivos moveis como Smartphone Android, Iphone, IPad, Tablet, BlackBerry e SmartTV’s.

como funciona o streaming(4)

Para mais informações sobre Streaming, codec’s e formatos clique aqui

Se ainda não é cliente Sitehosting, entre em contato, via chat, telefone, ou e-mail, e saiba mais informações sobre nosso planos e ferramentas.

Receba um ebook Grátis, como produzir vídeos profissionais com smartphones e melhorar suas transmissões web.

*Digite seu email: