O Cloud Computing ou computação em nuvem é um termo geral para a entrega de serviços hospedados na Internet, seja como Infraestrutura, como Plataforma ou como Software, seu nome foi inspirado no símbolo da nuvem que é comummente usado para representar a Internet em fluxogramas e diagramas.

Um serviço de cloud tem três características distintas que o diferenciam de hospedagem tradicionais. É vendido sob demanda, por minuto, por hora ou por dia, o serviço é totalmente gerenciado pelo fornecedor (o consumidor precisa somente de um computador pessoal e acesso à Internet). Inovações significativas em virtualização e computação distribuída, mas como no brasil, ainda temos um déficit muito grande em relação a internet de alta velocidade, ainda não produz economia suficiente para compensar uma mudança drástica para esta tecnologia. Salvo claro, para as empresas de hospedagem de sites, do qual garante uma redundância muito grande do serviço.

Existem Clouds comerciais e empresariais. O Cloud comercial vende serviços para qualquer pessoa na Internet, já o Cloud empresarial é uma rede de propriedade ou de um SataCenter que fornece serviços hospedados para um número limitado de pessoas. O objetivo do Cloud é fornecer acesso fácil a recursos de computação escalável e serviços de TI.

Serviços Cloud, permitem substituir todo o robusto investimento em equipamentos, bastando que a empresa pague apenas o tempo que usar. Este modelo se assemelha ao modo em que hoje pagamos eletricidade, combustível e água, telefonia etc.

No modelo de software, o DataCenter fornece a infra-estrutura de hardware, o software e interage com o usuário por meio de um portal de front-end. Os serviços podem ser qualquer coisa de Web, e-mail, sistemas para controle de estoque, contas a pagar, a receber, processamento completo de banco de dados etc, o provedor de serviço hospeda o aplicativo e os dados, o usuário pode utilizar o serviço de qualquer lugar desde que esteja conectado a internet.

Receba um ebook Grátis, como produzir vídeos profissionais com smartphones e melhorar suas transmissões web.

*Digite seu email: